sexta-feira, 7 de junho de 2013

projeto


Todo projeto novo é na verdade um plano de trabalho, a base que vai ser seguida e observada - mas que está sujeita à mudanças de rumo. Um projeto inédito precisa de folgas, ele dá margem a possíveis modificações necessárias à sua realização prática. É uma experiência.








A peça consiste de uma rede [como de uma tarrafa], de contorno orgânico com um rasgo, em forma de silhueta. A rede é tecida em cabos de aço ou nylon trançados [o material preciso ainda está sendo procurado - é necessário ter a cor e resistência corretas]. Sua base será estacada no platô_01 por cantoneiras cortadas em v; e próximo ao local onde levantará na vertical haverá um tubo galvanizado chumbado ao chão.




A peça terá cabos de nylon trançado finos [material em pesquisa] presos ao longo do seu contorno a partir de 50cm so solo. Esses cabos serão distribuidos horizontalmente ao longo de dois canos de 2m de comprimento [ainda a determinar material e espessura], aparafusados lado a lado, que fecharão a passagem dos fios presos por mordedores.


A rede, que repousará por um mês sobre uma superfície de compensado/mdf de igual comprimento, apoiada num bloco de concreto junto ao gramado será então coberta por um gramado, até que volte a sua cor original, formando um tapete compacto, com suas raízes entranhedas nela. Sob o gramado será colocada uma camada de substrato nutrivivo. E sob a rede será costurada uma manta retentora de nutrientes [cobertores de campanha].




Passado um mês essa rede gramada costurada aos cobertores de campanha será içada pelos cabos de aço presos pela dupla de canos aparafusados até uma altura de mais ou menos 10 metros do solo. E será apoiada sobre três tirantes de couro que envolvem a parte da frente da palmeira do viajante mais alta, e que estarão amarrados em triangulação, por cabos de aço etirantes nas outras pontas, às três arvores atrás dela, uma jaqueira à esquerda, uma palmeira cariota na mesma linha e uma arvore de mata á direita. Sobre esses tirantes repousará um quarto tirante no sentido oposto no qual será fixada a dupla de canos.


E cobertores perfurados serão pendurados em galhos de árvores ali por perto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário